AÇÃO SOCIAL

HFASP atende pacientes com doenças raras do interior de Goiás

Militares médicos da FAB realizaram atendimento dermatológico voluntário em Projeto da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Publicada em: 11/05/2023 17:10
Imprimir
Fonte: HFASP, por Tenente Sunemi
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), a convite da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), participou do Projeto “Expedição Araras”, destinado ao serviço de Residência Médica de Dermatologia. Representando o HFASP, estavam a Chefe da Seção de Dermatologia, Major Médica Paola Costa dos Santos; o Coordenador da Residência Médica de Dermatologia, o Major Médico André Luiz Rosado; o Tenente Dermatologista André Guimaro Abegão Piva Cossi; e a residente do programa, Carla Guedes Braga.

O projeto da SBD levou cuidados médicos e cidadania aos portadores da doença rara xeroderma pigmentoso do povoado de Araras, no interior de Goiás. A comunidade tem a maior incidência da doença registrada em todo o mundo, que é uma enfermidade genética, não contagiosa e é caracterizada por uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta (presente nos raios solares).

Essa edição do Projeto contou com a participação de 14 médicos voluntários que, durante dois dias, realizaram 183 consultas e mais de 60 remoções de cânceres de pele. Os procedimentos foram realizados em um caminhão adaptado com consultórios médicos.

Ao final da expedição, a Major Paola comentou a ação realizada. “Foram dias intensos, de trabalho árduo, porém muito gratificantes, pois conseguimos minimizar o sofrimento de pacientes dessa doença rara, complexa, incurável e que traz graves consequências, como o câncer de pele”, concluiu.

Fotos: Eduardo Paiva / HFASP